domingo, 17 de fevereiro de 2013

SOLTEIROS X CASADOS



O Bião reapareceu, gente. O Bião, vocês sabem, é o doidão que aqui acolá traz umas maluquices para este espaço. Já publiquei três prosas do peste. O  ELA, o BIÃO E A CARTEIRA DE MACHADO DE ASSIS e o SEBO, de Luís Fernando Veríssimo. Bião adora os textos do Veríssimo. Trouxe mais um hoje, SOLTEIROSXCASADOS. Já o adverti para o risco de ele levar uma trombeteada, mas o infeliz dá de ombros. O Bião se diz amigo do Luís Fernando, costumam tocar saxofone juntos. Não acredito nessa amizade, pois o Bião mente mais do que cachorro de prear.
Bom, vamos à suculenta prosa do Sr. Luís e em seguida às mentiras do Bião.

SOLTEIROSXCASADOS
Quando avistou o Caio chegando na praia, Bigode, técnico e capitão do time dos casados, levantou os braços para o céu. Graças a Deus!
O jogo de domingo está no papo. Olha quem vem lá.
Quem é?
O Caio. Com ele no nosso time os solteiros estão per...
Ele se divorciou.
Não importa, o... Como, se divorciou?
Se divorciou. Largou a mulher. Ou a mulher largou dele.
Não me conta. O Caio? Com aquele chute?
Que que tem o chute a ver com...
Não. É que, sei lá. Logo o Caio... Escuta.
O quê?
Divorciado, tecnicamente é solteiro?
Acho que é.
Não pode. Só falta essa. O Caio no time deles.
Acho que não escapa.
Não pode! É traição. Largar a mulher, tudo bem. Mas trair o time?!
Mas ele agora é solteiro.
Está errado. Os divorciados que formem um time deles. Casados e solteiros é um jogo de tradição nesta praia. Antigamente era melhor. Não tinha nada disso. Estava mal-casado, agüentava mas não largava o time. Agora por qualquer coisinha se divorciam. Se fosse um lateral, vá lá. Mas um centroavante. E com aquele chute!
Mas tem o outro lado da coisa.
Que outro lado?
Jacintão casou. Com a mulher do Caio.
O Jacintão?!
Foi por causa dele que ela largou o Caio.
Mas o que é isso?! E o Jacintão é bom de bola. No jogo do ano passado ele quase complicou a nossa vida.
Não tem o chute do Caio.
Mas é mais técnico. E outra coisa...
O quê?
Vai ter a vantagem psicológica. Ganha do Caio na moral.
E o Caio vai querer acertar o Jacintão. Vai fazer falta atrás de falta atrás de falta. Talvez até pênalti.
Exato!
E o Bigode foi procurar o Jacintão, convertido à velha idéia de que há males que vêm para bem.


Segundo o Bião, a história não acabou aqui. O Sr. Veríssimo não contou o desfecho por falta de espaço. O final foi este, afirma o Bião.
Convencido de que o Caio ia quebrar o Jacintão e ser expulso, talvez até cometendo a penalidade, o Bigode pediu um particular ao Caio e ao técnico dos solteiros, o Barbicha,  fez um cerca lourenço e terminou o papo assim:
- Certo é certo, meus camaradas. Caio joga no time dos solteiros e o Jacintão no da gente.
O Barbicha coçou a própria, matutou, olhou pra cima. Queria entender a do Bigode. Não sabia da separação do Caio. Com aquele chute, e o Bigode ainda... Dava até pra entender a lisura do Bigode. Já que o Caio agora era solteiro, não seria legal jogar pelos casados. Mas por que o Jacintão no time dos casados? A menos que a mulher do Caio o tivesse trocado pelo Jacintão. Minha Nossa! O Barbicha abriu a boca para tirar a dúvida, mas o constrangimento a fechou. Mas ficou de boca aberta.
O Caio também ficou de boca aberta. Sentia-se traído. Quis dizer que tecnicamente era solteiro, porquanto o divórcio não fora oficializado, mas preferiu guardar o rancor. Transformaria a raiva em gol nos casados.  Dava até pra entender a lisura do Bigode. Agora, por que o Jacintão no time dos casados? A menos que o Bigode já tivesse conhecimento de toda a história. Minha Nossa!
Bom , o jogo começa, a galera de olho, vendo a hora o entrevero. Pois não é que aconteceu o arranco-rabo? Fim do primeiro tempo, a bola saindo na lateral, a dupla divide a jogada e rola no gramado. Todos correm. 
O Caio, de olhos esbugalhados, o calção quase nas pernas, acariciava as coisas do Jacintão.
E o Bigode, cobra criada, foi conversar com o Barbicha, convertido à velha ideia de que nem sempre um chutão resolve. Ou melhor, resolve com gol contra.

 Um abraço e bola pra frente, pessoal,
Tião