CONSIDERAÇÕES
ELEITORAIS DE UM ABESTADO
O
pão deu três reais. O menino deu uma nota de dez. A moça deu-lhe dezessete de
troco. O guri deu-lhe sorridente muito obrigado e deu meia volta pra casa.
Voltou dando risadas, lembrando-se da lição que a mãe lhe dera minutos atrás.
Perguntara a ela por que não podia votar:
-
Porque você só tem doze anos. Faltam quatro. A lei não permite votar com menos
de dezesseis, entendeu?
-
Por que não mudam a lei?
-
Ah, filho, tanta pergunta! Os meninos de sua idade não sabem o que são valores,
ética, moral, honestidade. Não têm
discernimento. Não sabem votar, entendeu?
-
Como assim, mãe! Então faço tudo no computador, tenho facebook, whatsapp e mesmo
assim não tenho discernimento? Não saber digitar dois números num teclado é
imoral, mãe.
-
Não tô falando disso não, meu filho. Estou dizendo que você e os coleguinhas
não sabem distinguir o certo do errado. Tome esse dinheiro. Vá comprar o pão. Vá
e volte voando que ainda vou votar, viu? De que tá rindo?
De
sua ruma de “v”, mãe. A professora disse que o nome disso é colisão ou
aliteração.
“Pronto,
mãe. Voltei voando. Sabe, mãe, a moça me deu o troco errado. Deu dezessete
reais em vez de sete.
-
Foi? Mas aqui só tem os sete. Cadê o resto?
-
Devolvi.
-
Como assim, devolveu? Ô menino besta!
O
moleque fez cara de choro. Mas ficou rindo por dentro.
&&&&&&&
Lembrava-me dessa
historinha enquanto preparava a operação apuração de votos. Fiquei matutando. Sou
matuto, gente. E a operação é coisa de matuto mesmo. Vejam. Pego notebook, carregador
de bateria,
extensão, tê de tomada, rádio, etc. e ponho tudo numa pontinha duma
mesona lá no fundo da garagem. A pontinha da mesa é importante pro notebook, já
que vinte centímetros adiante e a internet não entra. O etecetera é essencialíssimo.
Significa cerveja, isopor e tira-gosto. Normalmente skol e coxa de frango.
Faço isso em todas
as eleições, ligo-me na internet, no rádio e fico torcendo pelos candidatos em que
votei. Domingo passado, 26 do 10, aos dez pra 16 eu já estava com a estrutura
montada. Torcia pelo 15 e pelo 45. Supunha que a dupla ia perder, mas torcia. Não
nego nem no nocaute. Aliás, minhas últimas vitórias foram com a M para prefeita
de Natal e com o L presidente de 2002.
5
e tanto em Natal e o 55 já era o governador do RN. Só falta o 13 ganhar do 45
nacional, matutei, tomando uma golada, dando uma mastigada e me vendo jogando
no bicho na segunda-feira. Jogaria 13455 invertido, pois a inversão abrangeria os
números eleitorais de D, A, R, H. Essa inversão dá milhar de bicho esperto,
tipo gato; burro, tipo, cavalo; perigoso, tipo, cobra; prevenido, tipo camelo;
voador, tipo borboleta; bicudo, tipo galo, e trombudo, tipo elefante.
Bom,
a partir de 6 e tanto fiquei de olho no saite do TSE. A informação era de que a
votação para presidente sairia apenas às sete horas, mas, sei lá! Vai que
divulgam antes. Queria ser o primeiro a olhar os números. Coisa de gente besta.
À medida que o sete se aproximava, do saite os meus olhos não se afastavam.
Olhava e matutava.
Com o país inteiro ligado no focinho de D e A, bem que a internet podia se
aliar aos eleitores e botar quente nos dois. Bastava agir como relatado no
livro O Intuitor, do Tiapa Apah. Em certo momento, descreve Tiapa, D.
Internete dos Pontos Dáblius pega ar com os governantes, avisa-lhes que
vai sair do ar e que só voltará quando eles tratarem bem os governados. Hoje,
D. Dáblius podia ameaçá-los mais ou menos assim, numa mensagem de letras azuis
e vermelhas, redigida pelo assistente Sávio Cruz:
“Olá,
candidatos. Estou travada para os brasileiros. Só me destravarei daqui a 22
horas, 22 minutos e 22 segundos. Mais uma coisinha. A contar de 1º de janeiro, a
senhora ou o senhor terá 2.222 horas para mostrar que começa a fazer o
prometido e que está agindo como prometeu. Qualquer vacilo e ficarei me afastando
sem prévio comunicado. Estão avisados. Chantagem? Embuste? Desaforo? Não fui eu
quem começou, candidatos.
Té mais, com a
devida licença do poeta Alencar.”
Já imaginaram na repercussão dessa mensagem? Ri
tanto que chorei. Esfreguei os olhos e foi só o que o TSE quis. Voltei-me pra
tela e...
E
o resto vocês sabem. O que acham de eu dar essa sugestão à D. Internete? Mas é
bom avisar à D. Dilma, né não? D. Internete é danada de imprevisível.
Outubro
rosa e vermelho,
TC
Nenhum comentário:
Postar um comentário